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Taekwon-do

Sobre

Em sentido literal, taekwon-do significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Como esporte, é uma das lutas mais praticadas no mundo – por indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas de idade, inclusive é o esporte de luta mais praticado por mulheres. É uma atividade completa, pois é ao mesmo tempo arte marcial, defesa pessoal, treinamento físico e esporte olímpico e é excelente para aqueles que procuram fazer uma atividade física e já estão cansados das aulas convencionais de ginásticas. Por ser um esporte que desenvolve a parte física e mental do praticante, seja ele adulto ou criança. 

Benefícios

Beneficios do Taekwon-do para Mulheres
Muitas mulheres procuram a prática do taekwon-do como forma de manter o condicionamento físico e para desenvolver técnicas de defesa pessoal. Durante os treinamentos, as possibilidades de contusões e ferimentos são mínimas e, mesmo para as mulheres que optam de participar em competições, existe todo um aparato de proteção que visa preservar a integridade das atletas.
 Uma dica para as mulheres que não procuram lutas pela agressividade; este esporte não mobiliza uma condição máscula através de crescimento dos músculos ou emprego de violência, pois é uma arte e desenvolve harmonicamente o corpo, priorizando a agilidade e a flexibilidade.

Benefícios do Taekwon-do para as crianças
- Trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração;
- Promove a boa forma física, em detrimento do excesso de peso, e desenvolve a capacidade atlética;
- Desenvolve a capacidade de defesa pessoal;
- Desenvolve o espírito de grupo, através do treino com os colegas, e promove a disciplina. As crianças aprendem a fazer o que lhes é solicitado e, assim, desenvolvem também a autodisciplina, através da definição de objetivos e esforço para atingi-los;
- Promove a autoconfiança e a autoestima das crianças;
- As atividades e a interação das aulas privilegiam o desenvolvimento de características como a coragem, humildade, destreza e autocontrole;
- Promove a cortesia e o respeito pelo instrutor, pelos colegas e por si próprio. 

Tome Cuidado Com

Nenhum exercício deve ser feito sem acompanhamento médico e de um especialista;
Ter disciplina como qualquer outro esporte.

Quem Pode Fazer

Não existem contra-indicações para a prática. Todos os exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, condicionamento, movimentos, chutes e socos podem ser efetuados por todos os sexos e crianças a partir de 5 anos, sem restrições. Pessoas que já obtém alguma patologia é recomendado avaliação médica. 

Indicação

Indicada para todos os públicos, sua prática é um convite à saúde: melhora o desempenho cardiovascular, aumenta a resistência física e ainda estimula o ganho de massa magra.

Recomendações

Cuidar da alimentação;
Depois de um tempo de aula utilizar dobok e cuidar dele;
Cadenciar treino quando iniciante;
Conhecer seus limites;
Deixe a mente aberta para aprender e concentre-se em todos os aprendizados.

Intensidade do Exercício

  • Alta
  • Média
  • Baixa

Disponível na Unidade

  • Unidade 01
  • Unidade 02