Atualmente é cada vez mais difícil ficar longe de uma vida saudável, rodeada de boa alimentação, atividades físicas, bem-estar pessoal. Quem pratica exercícios, seja voltado para musculação, corrida, natação ou artes marciais, já sabe que os benefícios vão muito além do corpo.
Porém, muitas pessoas ainda julgam que a prática de alguma modalidade trará benefícios apenas para o corpo, o que não é verdade.
A atividade física pode ajudar a evitar emoções desgastantes, como estresse e angústia. O exercício influencia o sistema límbico (um dos mais primitivos do corpo, relacionado às funções cognitivas e emocionais) e ao sistema neuroendócrino (produção de hormônios).
A prática contínua de esportes contribui para diminuição dos hormônios estressantes como a adrenalina, noradrenalina e cortisol. Trazendo benefícios como aumento de autoestima, diminuição da insatisfação, depressão e ansiedade.
Quando bem planejada, a atividade física contribui para minimização do sofrimento psíquico de pessoas oprimidas. Além de oferecer oportunidade de envolvimento social, bem-estar e aprimoramento das funções cognitivas.